Impacto Social do PPGBV
O Impacto Social do PPGBV/UFMS atinge os usuários e os serviços prestados à sociedade pelos docentes, discentes e egressos do Programa na resolução dos problemas, regionais, nacionais e mundiais. Para estimar o impacto, buscou-se reunir as competências já instaladas, relacionadas às saídas dos profissionais formados (egressos) no âmbito do PPGBV e às produções cientificas resultantes das atividades dos docentes, discentes, dos egressos e servidores técnicos, que têm sido avaliadas a longo prazo.
Apresentamos a seguir alguns dos resultados já obtidos, considerando a capacidade do Programa em impactar e/ou solucionar problemas econômicos, sociais e culturais incluindo na tentativa de explicitar, quando possível, a relevância dos produtos gerados das atividades dos componentes da Pós-Graduação e de seus egressos, que são destinadas ao uso pela sociedade em geral, ou seja, dentro ou fora da academia.
Docentes do programas atuam como membros de Comitês de Agências de Fomento e Comissões Estaduais e Nacionais. A participação de docentes permanentes como membros de Comitês de Agências de Fomento e Comissões Estaduais e Nacionais abrangem assessoria ao CNPq, CAPES, FUNDECT, FAPESC, FAPDF, FAPEAM, FAPEPI, SOS PANTANAL, Universidade Federal da Paraíba (UFP), Universidade da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Docentes do PPGBV têm participado como avaliadores do INTEGRA, feira de ciência, tecnologia e inovação, que ocorre anualmente no âmbito estadual. Além disso, alguns docentes são membros de conselhos consultivos, sociedades nacionais e internacionais, comitês conforme demonstrado a seguir:
Conselho Científico do Instituto SOS Pantanal (Edna Scremin Dias)
Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental APA Baía Negra (Maria Ana Farinaccio)
Conselho da Sociedade Botânica do Brasil (Maria Ana Farinaccio)
Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMS (Ângela L. B. Sartori, Maria Ana Farinaccio)
Comitê de Estruturação e Desenvolvimento do Jardim Botânico da UFMS (Ângela L. B. Sartori, Flávio M. Alves)
Projetos e convênios com o setor não acadêmico
Incluímos aqui os projetos coordenados por Letícia C. G. Ribeiro com os seguintes convênios:
- The Nature Conservancy (TNC) com o projeto “Mapeamento de áreas resilientes a mudanças climáticas nos biomas brasileiros;
- SOS Pantanal com o projeto “Restauração socioecológica do Pantanal e seu entorno (em 2024 o projeto passou a ser chamado Raízes do Pantanal)”;
- Ministério Público do MS, com o projeto “Monitoramento anual de áreas prioritárias para ações de intervenção e prevenção de incêndios na Bacia do Alto Paraguai”.
- 5 Produtos Indicados pelo Programa
- Impacto na Formação de Capital Humano e Intelectual
- Impacto nas Soluções de Problemas Econômicos e Sociais

