Autoavaliação
Autoavaliação do PPGBV/UFMS
O roteiro de autoavaliação (anexado abaixo) é um documento que descreve com detalhes os diferentes níveis do processo de autoavaliação aplicados pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV/UFMS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Ele está sendo eficiente para detectar pontos fracos, fortes e potencialidades, e oportunizar pareceres para estruturar as metas que embasaram a elaboração do Planejamento Estratégico (PE) do PPGBV. Com base nos resultados obtidos com a aplicação deste Roteiro de Autoavaliação, o PPGBV tem estabelecido com clareza e de forma participativa com a Instituição UFMS, docentes e discentes e avaliação externa, as metas a serem implementadas, contemplando as sugestões de todos os atores, no processo de melhoria do PPGBV.
O documento também tem sido importante para fomentar reflexões sobre a importância da prática da autoavaliação e, encontrar nela, lições que poderão dar origem a ações concretas, valores e comportamentos, fundamentais para o Planejamento Estratégico.
Em conjunto, a avaliação institucional e do PPGBV (docente e discente), são processos que têm permitido a integração das diversas dimensões da realidade atual, e assegurado a estruturação dos objetivos, metas e ações para obter padrões de qualidade e a melhoria do conceito do curso. Com isso, as equipes do PPGBV têm trabalhado na construção e uso de parâmetros possíveis de serem mensurados visando atingir níveis de excelência em pesquisa e formação de recursos humanos, e que tenham o reconhecimento da sociedade.
As políticas internas do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) e as institucionais para a autoavaliação, estão em consonância com a Política de Pós-Graduação do governo brasileiro, sendo convergentes com as orientações contidas nos documentos de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação (MEC).
O Roteiro de Autoavaliação do PPGBV foi estruturado em quatro eixos principais:
1) Avaliação Institucional,
2) Avaliação Docentes,
3) Avaliação Discentes,
4) Avaliação Externa.