Impacto nas Soluções de Problemas Econômicos e Sociais

A avaliação dos impactos e/ou dos efeitos da produção científica gerada pelo PPGBV, possíveis de interagir fora dos seus espaços específicos de produção, não é tarefa fácil e de detecção clara e direta. Muitas intervenções dos grupos de pesquisa podem ser consideradas importantes para o crescimento econômico sustentável, e associado às políticas de melhorias das condições de renda e com grande possibilidade de afetar os indivíduos ou a coletividade positivamente. Algumas das intervenções e produções científicas conduzidas no âmbito do Programa têm impactos econômicos e podem gerar renda para comunidades e setores envolvidos, e interferir positivamente com resultados de impacto.

Programa de “Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado” – é um programa de extensão que tem o objetivo de valorizar a produção de alimentos de origem vegetal nativa junto às comunidades locais. Acima é apresentado no Produto 5 dos destaques os detalhes do programa.

Capacitações para o uso de produtos da biodiversidade local na culinária de hotéis e pousadas,esta ação está relacionada à valorização da cultura gastronômica e tem levado aos Empreendimentos de Ecoturismo, as potencialidades já estudadas da flora local para sua introdução no cardápio das pousadas e hotéis. O objetivo é levar a cultura já estabelecida nas comunidades e as novas potencialidades de consumo de produtos oriundos da biodiversidade, aos turistas e visitantes, agregando benefícios econômicos, sociais e culturais aos empreendimentos e à sociedade.

Produtos e serviços, reúne as ações relacionadas à produção e distribuição de livro de receitas, rótulos (com orientações sobre as espécies e valores nutricionais), para os produtos a serem comercializados, duas cartilhas contextualizadas ao Cerrado e ao Pantanal, para as comunidades tradicionais trabalhadas além de 7 volumes da “Coleção Saberes” produzidos no período de 2017 a 2020 que tratam desses assuntos e são oferecidos sem custo financeiro às comunidades envolvidas. Soma-se à essa produção com fins educativos, uma crescente produção científica dos docentes e acadêmicos em relação e este tema.

Cursos e oficinas sobre “Técnicas de coleta e conservação de sementes, produção de mudas e restauração ecológica nos biomas Pantanal e Cerrado” com a formação de agentes públicos, produtores rurais, viveristas e estudantes interessados no tema. Curso de grande aceitação e novas edições previstas, haja vista a demanda de vagas para o curso sempre ser maior que o número de vagas ofertadas. Esta atividade está vinculada a Rede de Sementes do Pantanal que, nestas duas décadas, desenvolveu pesquisas e publicações direcionadas a este público, que são utilizadas durante os cursos aqui em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil

Implantação de Jardins Botânicos Didáticos através da Intervenção Paisagística na Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, com a elaboração e implantação de jardins botânicos didáticos com intervenção paisagística não só no Instituto de Biociências-INBIO para o fornecimento de plantas para as aulas práticas das disciplinas, mas também em outros espaços da instituição para a valorização de espaços verdes e das espécies nativas. Docentes, servidores técnicos, alunos e egressos da Botânica estão envolvidos nesta proposta que conta com a elaboração dos projetos paisagísticos por docentes e alunos do Curso de Arquitetura da UFMS, em parceria. É prática da botânica e do PPGBV, receber público externo durante o ano e, especialmente, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT/MCTI), e estes espaços são utilizados para atividades com o publico externo a UFMS.