Integração Ciência – Educação Básica
Produção de Material Didático e/ou de divulgação científica, e visitas guiadas em laboratórios, campus e Herbário:
Traduzir os conhecimentos científicos em linguagem simples e acessível para professores e alunos da educação básica em vários níveis, consiste no principal objetivo desta ação.
Pott, A.; Pott, V. J. Entre as chamas e a água. Ciência Hoje das Crianças, v. 317, p. 1, 2020;
Moreira, S. N. ; Souza, F. ; Pott, V. J. ; Pott, A. Vereda, caminho das águas do cerrado. Ciência Hoje das Crianças, v. 285, p. 1, 2017;
Projeto “Interciências”:
Que, desde 2012, promove ações da UFMS nas áreas de Ciências, Computação e Matemática para a Educação Básica, com atividades voltadas para alunos e professores em quatro áreas de conhecimento: química, física e biologia (englobando a parte de ciências).
Os docentes e pós graduandos do PPGBV, em parceria com as equipes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMS, tornam o conhecimento científico que é produzido na Universidade, acessível a professores e estudantes da Rede Pública de Educação Básica (ensino fundamental e médio).
Visitas Herbário CGMS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS):
Realizadas por alunos da Educação Básica, de escolas públicas, privadas e de outras universidades. Os alunos recebem orientações em aulas com os docentes e discentes do PPGBV, sobre sua importância, a biodiversidade e orientações de educação ambiental, além das ações desenvolvidas nos diversos laboratórios do setor da Botânica da UFMS. Em 2017 e 2018 foram ofertadas diversas atividades guiadas por docentes e ex-alunas do PPGBV.
Participação dos docentes em orientação de Iniciação Científica – Junior:
Docentes e Laboratórios vinculados ao PPGBV têm recebido estudantes do ensino médio, engajados nas pesquisas científicas com Planos de Trabalho de Iniciação Científica (Programa de IC-júnior), que é um Programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED-MS) junto as Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com as Escolas Públicas. No quadriênio, 15 estudantes de Iniciação Científica – Junior foram orientados por docentes do PPGBV e participaram de atividades de campo com os discentes do mestrado.
Participação dos docentes e discentes em feiras científicas nacionais e regionais:
Com ações voltadas ao público da educação básica e a sociedade em geral, aqueles colégios que trabalham as Feiras de Ciências e Tecnologias no estado de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) que ocorre todos os anos no mês de outubro (mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações), docentes, servidores técnicos do Laboratório de Botânica, discentes e egressos do PPGBV estão integrados às atividades da UFMS, que são demandas pelo MCTI em parceria com a SEMAGRO/MS.
O objetivo é mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas e de inovação nas distintas áreas de conhecimento. Com isso, a FETEC/MS tem sido uma grande oportunidade para integrantes do PPGBV participarem das comissões julgadoras dos trabalhos inscritos, tomando ciência das ações e das produções em iniciação científica desenvolvidas com alunos da educação básica.
Durante a SNCTI a UFMS e o PPGBV promovem a abertura de seus laboratórios com demonstrações de acervos e coleções. Durante este evento pudemos divulgar/orientar formas de coleta, armazenamento e herborização de plantas, fungos e líquens, demonstrando técnicas científicas e resultados de pesquisa nas distintas áreas da Biologia Vegetal.
Esta ação foi grandemente potencializada no ano de 2019, quando a UFMS recebeu o Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-2019). Além da ampla divulgação nas mídias sociais, a Biologia Vegetal pôde atender durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, nos stands da “Avenida da Ciência – Mundo MCTIC e SBPC Jovem”, organizados pelas equipes de docentes, discentes e servidores técnicos vinculados aos Laboratórios e ao PPGBV cerca 7.115 estudantes, em caravanas de escolas de distintos municípios do estado de MS, entre outros públicos presentes no evento.
Roda de conversa com pesquisadoras, professoras e alunas de diversas instituições de Mato Grosso do Sul, para discutir numa roda de conversa “Mulheres na Ciência”, que objetivou trocar experiências entre as pesquisadoras do Estado, analisando os desafios de fazer ciência pelas mulheres de MS, mediado pela Profa. Dra. Edna Scremin Dias.
(https://business.facebook.com/fundect/videos/2899953186895699/)
Pesquisadora Dra. Rosa Helena da Silva egressa do PPGBV e atualmente pós doutoranda do programa, conversando sobre sua pesquisa e sobre o papel da mulher na ciência em Mato Grosso do Sul.
(https://business.facebook.com/fundect/videos/362294371102846/)
Pesquisadora Dra. Maria Rosângela Sigrist, abordando sobre suas pesquisas em Biologia de Polinização, alertando a sociedade sobre a importância de polinizadores e das dificuldades das mulheres na ciência.
(https://business.facebook.com/fundect/videos/331004274473657/)
Pesquisadora Dra. Ângela Lúcia Sartori, falando sobre sua história com a botânica no MS, suas pesquisas e as dificuldades das mulheres na ciência.
(https://business.facebook.com/fundect/videos/427272594534462/)
Capacitação e popularização da ciência junto aos professores e alunos da rede estadual de educação:
1) Projeto de Extensão “Botânica na Escola”:
Que visa suprir a ausência de atividades práticas sobre botânica na maioria das escolas de educação básica e, por vezes, pela falta de preparo dos professores, neste projeto prepara os profissionais para o ensino de Botânica, aprimorando os conhecimentos de Botânica dos acadêmicos da graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura de Polos da Educação a Distância (EAD), por meio de um curso prático em botânica ministrado por alunos do Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal. Os temas desenvolvidos no PPGBV foram adaptados para o ambiente escolar da rede pública, sendo trabalhadas atividades e experiências práticas junto aos alunos e professores da rede pública.
2) Projeto “Reencantando a botânica” (SEMED/UFMS):
Que oportunizou a atualização dos conhecimentos dos professores do ensino fundamental e básico do município de Campo Grande sobre Biologia Vegetal. Foram ministradas aulas teóricas e práticas aos professores sobre diferentes temas e atualidades da Biologia Vegetal, estimulando os docentes a utilizarem aulas práticas associadas com projetos científicos para melhorar o ensino de Biologia e Ciências nas escolas de Campo Grande.
3) Projeto “Promovendo Alimentação Saudável: Ensinando Sustentabilidade Através de Hortas em Escolas do Município de Campo Grande MS”:
Que leva a escola as práticas de vida saudável como boa alimentação saudável, atividades físicas, atividades ao ar livre e o contato com a natureza, aos alunos de distintas idades e com os professores da Educação Básica pública. Com o desenvolvimento de hortas em escolas públicas houve a possibilidade de discutir as premissas de vida saudável e, por meio de atividades e ações conjuntas com os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, potencializar o aprendizado do aluno.