Planejamento Estratégico e Autoavaliação
Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV/UFMS
O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal é resultado de um processo colaborativo e fundamental para alcançar os melhores índices de formação profissional e de conceito dos Cursos de Mestrado e Doutorado junto a Capes. Este documento objetiva alinhar as atividades do Programa, num constante e integrativo esforço de estabelecimento de metas e ações e da autoavaliação contínua, considerando as necessidades e o contexto da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação na UFMS, no conhecimento e preservação da biodiversidade vegetal de Mato Grosso do Sul e do Brasil, tendo como base a sustentabilidade, inclusão e equidade.
Neste espaço damos acesso ao primeiro documento oficial do Planejamento Estratégico da Biologia Vegetal, elaborado para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024, que vigorou até dezembro de 2024, ano de sua REVISÃO final. No início do ano de 2025, elaboramos o NOVO Planejamento Estratégico que irá vigorar nos próximos dois quadriênios avaliativos (2025-2028 e 2029-2032). Você pode acessar os dois documentos postados abaixo neste sítio, e participar desta construção acompanhando também as chamadas para os Seminário de Autoavaliação do PPGBV, Reuniões e Workshop do Programa, momento que retomamos discussões e que permitem a revisão das metas do Planejamento Estratégico (com público interno e externo ao Programa). Estas atividades são conduzidas pela Coordenação dos Cursos de Mestrado e Doutorado e demais Comissões oficiais, e têm o objetivo de impactar positivamente as atividades do PPGBV.
Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV/UFMS
As políticas, interna do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) e as institucionais para Autoavaliação, estão em consonância com a Política de Pós-Graduação do governo brasileiro, e são convergentes com as orientações dos documentos de avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação (MEC). Os Relatórios de Autoavaliação Institucional são elaborados pela Comissão Própria de Avaliação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPA/UFMS), constituída por docentes, técnicos-administrativos, discentes e representantes da sociedade civil. A coleta de dados para este processo é realizada anualmente junto aos docentes, discentes e servidores técnicos, e repassada à Comissão Setorial de Avaliação (CSA/Inbio) e ao Coordenador de curso para ciência e providências.
No PPGBV um instrumento específico foi elaborado em dezembro de 2020. O “Roteiro de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV/UFMS”, que vigorou até dezembro de 2024, e pode ser consultado abaixo neste ambiente. Nele constam todas as etapas do processo de Autoavaliação aplicadas no Programa. Em fevereiro de 2024 a Coordenação e o Colegiado de Curso organizaram o I Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico da Biologia Vegetal. Em parceria com Pró Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Direção do INBIO, a Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI) e a Diretoria de Planejamento Institucional (DIPLAN), com a participação dos docentes, discentes, administração setorial e egressos, avaliou-se o cumprimento das metas do Planejamento Estratégico, e foi elaborado o Plano de Autoavaliação do PPPGBV/INBIO disponibilizado abaixo que, à partir do I Seminário de Autoavaliação, passou a vigorar no próximo quadriênio (2025-2028). Também em março de 2025 foi atualizado o Roteiro de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV/UFMS (2025-2029 e 2029-2032), disponibilizado abaixo para conhecimento e contribuições.
Roteiro de Autoavaliação do PPGBV/UFMS (2025-2028 e 2029-2032)
Plano de Autoavaliação do PPGBV/UFMS (2024-2028)

