Projeto de pesquisa que explora as possibilidades da botânica junto a área das humanidades ganha prêmio em Colóquio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e vira destaque no PPGBV!

Postado por: Edna Scremin Dias Dias

O aluno Matheus Razzini Machado, pós-graduando do PPGBV, ganhou o prêmio de 3° lugar de melhor trabalho apresentado neste II Colóquio de Botânica Cultural da UEFS

 

 

A premiação ocorreu no II Colóquio de Botânica Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que acontece de 02 a 04/09. O evento teve objetivo de explorar a presença e a influência das plantas em diversas áreas das artes e das humanidades, como religião, música, artes visuais e literatura, entre outras.

Matheus, que contou com o auxílio de outro pós-graduando do PPGBV, o aluno Rony Marcos Almeida Benites, apresentou o trabalho: “Conhecimento de plantas ritualísticas na Tenda de Umbanda Fé, Amor e Caridade em Campo Grande/MS”.

Este trabalho premiado integra a dissertação de mestrado de Matheus, e conta com a orientação do professor Dr. Reinaldo Paiva de Lucena. O trabalho é fruto da dissertação de Matheus e Ronny colaborou em todas as etapas.

O evento, realizado de forma presencial no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA, foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica, em parceria com os programas de extensão PopBot e Conheça a Flora de Lençóis, que projetaram o II Colóquio para ser inclusivo, e receber não apenas acadêmicos universitários e das pós-graduações, mas também estudantes do ensino fundamental e médio, que foram incentivados – conforme divulgação no site do evento – a submeter resumos e ideias para apresentação.

A programação contou com diversas atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas, das quais os interessados puderam participar, além de acompanhar as apresentações de resumos expandidos e dos trabalhos selecionados.