Acadêmicos de Ciências Biológicas orientados pela professora do PPGBV Dra. Rosani ministram Oficina no XII Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental, em Bogotá, Colômbia.

Postado por: Edna Scremin Dias Dias

Alunos do PPGBV Mely Garcia, Guilherme Meins e Maykon Lopes

 

No dia 27 de setembro de 2024 os alunos Mely Garcia, Guilherme Meins e Maykon Lopes ministraram a oficina “Talleres botánicos utilizando frutos nativos del Cerrado, Chaco y Pantanal: conociendo las potencialidades didácticas de nuestra flora” no XII Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental, em Bogotá, Colômbia. Sob orientação da docente do PPGBV, Dra. Rosani Arruda, os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas aplicaram a oficina destacando os frutos nativos dos biomas Cerrado, Pantanal e Chaco e os produtos deles derivados, a exemplo das farinhas especiais.

 

Participantes da oficina “Talleres botánicos utilizando frutos nativos del Cerrado, Chaco y Pantanal: conociendo las potencialidades didácticas de nuestra flora”

 

Na oportunidade, eles utilizaram os materiais didáticos preparados por vários docentes do Inbio: folders, cartilhas, livros de receitas e amostras do manual “De A a Z do Pantanal e Cerrado”, para potencializar o aprendizado sobre nossa biodiversidade e as possibilidades para bioeconomia de nossos biomas.

No Laboratório de Biologia da Universidad Pública de Kennedy, a atividade contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas da comunidade acadêmica. Este tipo de atividade permite a integração entre a pós-graduação e a graduação, e está sendo estimulada não apenas aos docentes mas também junto aos pós-graduandos da biologia vegetal.

 

Laboratório de Biologia da Universidad Pública de Kennedy

 

A iniciativa teve apoio não apenas do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV), mas também da PROPP/UFMS, do Projeto de Extensão Sabores do Cerrado e Pantanal, do Projeto Trilha Rupestre, Projeto PELD/Nefau, e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN).