Docentes da Biologia Vegetal fazem reuniões e visitas técnicas em Institutos de Pesquisa da Argentina, para discutir possibilidades de oficializar parcerias.

Postado por: Edna Scremin Dias Dias

Buscando oficializar parcerias com instituições de países que compartilham Biomas com Mato Grosso do Sul, neste mês de outubro a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) Edna Scremin-Dias junto com a docente Ângela Lúcia Bagnatori Sartori, reuniram-se com pesquisadores e diretoras de dois institutos de pesquisa da Argentina, objetivando oficializar parcerias que já vêm ocorrendo em alguns temas da biologia vegetal.

Dra. Silvina Marta Lewis do Instituto de Recursos Biológicos (IRB/INTA); Pesquisadores Matías Morales e Hernán G. Bach (INTA); Dras. Edna Scremin-Dias e Ângela Lúcia Bagnatori Sartori, coordenadora e docentes da Biologia Vegetal

Nas reuniões conduzidas com a Dra. Renée H. Fortunato, Diretora do Instituto de Botánica Darwinion (IBODA/CONICET-ANCEFN) e com a Dra. Silvina Marta Lewis do Instituto de Recursos Biológicos (IRB) que integra Centro de Investigación de Recursos Naturales (CIRN)- Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), e os pesquisadores Raúl Pozner e Sandra Aliscioni (IBODA), Matías Morales e Hernán G. Bach (INTA), discutiu-se importantes ações e possibilidade de trabalhos conjuntos envolvendo as linhas de pesquisa do PPGBV, em parcerias futuras.

Dra. Renée H. Fortunato (Diretora do Instituto de Botánica Darwinion – IBODA/CONICET-ANCEFN) e pesquisador Raúl Pozner do Instituto Darwinion

Além disso, a visita técnica das docentes, permitiu consultarem espécies no Herbário SI do IBODA e Herbário BAB do Instituto de Recursos Biológicos (CIRN-CNIA-INTA), que são referências de espécies do Chaco, e as coleções dos Jardins Botânicos de Buenos Aires.

As docentes puderam contar, durante as visitas, com o suporte do egresso da Biologia Vegetal Msc. Thomaz Sinani, servidor da UFMS, que atualmente cursa o Doutorado naquele país, sob a supervisão da Dra. Renné Fortunato. A expectativa é de oficializar as parcerias no ano de 2025.